Principal | Mapa do Site | Contato

Informações


Empresa

Produtos




Serviços on-line







Outros




 

Porque Linux?

O Linux é hoje o maior ícone do desenvolvimento de sistemas operacionais no mundo. Inúmeros fatores levaram a esse estado, entre eles:

robustez a toda prova - baseado no Unix, é um sistema operacional multi-usuário que desconhece os travamentos tão comuns no ambiente Windows. Chega a haver, hoje, sistemas que já estão em funcionamento há mais de um ano sem sequer uma interrupção;

desempenho - possui desempenho superior aos outros sistemas operacionais. A própria Oracle revela que seu banco de dados Oracle 8i é 49% mais rápido no Linux do que no Windows NT;

segurança - numa máquina Linux, quem não souber a senha do super-usuário não pode danificar o sistema, pois não terá acesso aos arquivos de configuração e controle. Já no Windows, qualquer um que tenha acesso ao sistema pode até formatar o disco; Possui firewall integrado; Não há virus para Linux;

flexibilidade - é o sistema operacional mais versátil, sendo capaz de se integrar com máquinas Windows, Windows NT, Novell, Amiga, Macintosh, etc. Permite a coexistência com o Windows em um mesmo disco rígido, sendo capaz de ler partições FAT, FAT16, FAT32, NTFS, etc. Permite o “clustering processing”, onde vários computadores interligados somam suas capacidades para a execução de um mesmo software; Possui mais de dez interfaces gráficas, que dão um show visual até mesmo nos Windows mais recentes;

multi-plataforma - roda em máquinas Intel, Macintosh, IBM, Sun, etc.;

não obscuro - ao contrário de outros sistemas operacionais proprietários, de código fechado a muitas chaves, o Linux é totalmente aberto e todos sabem o que acontece ou o que está no núcleo do sistema.

Com o Linux, é extremamente acessível se construir uma Intranet ou permitir o acesso automático e concorrente à Internet - todas as estações de trabalho podem acessar, via rede local, os recursos da Internet - web e email - sem a necessidade de um modem local. Pode ser, opcionalmente, instalado um serviço de monitoramento do uso adequado da Internet -> registro das páginas acessadas pelos usuários.

Mundial

Hoje, França e China, bem como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, estão adotando o Linux como sistema operacional oficial. China e França querem banir softwares proprietários, principalmente de atividades críticas, como militares, das suas instituições.
O que poderia acontecer se, a qualquer momento, a Microsoft resolvesse enviar um comando de paralização para todos os Windows e Windows NT que estejam ligados à Internet ou programá-los para tal?

Livre

Por último, ainda podemos dizer que o Linux é livre! Muito mais do que gratuito, ele permite ser alterado e redistribuído sem qualquer custo. Não é necessário comprar licenças adicionais nem pagar por atualizações. É o fim da pirataria.

Quem tem Linux, tem software legal. Sempre.

 

SIGO SYSTEM - E. J. CIGOGNINI


Imprimir Ordem de Serviço IMPRIMIR
_____________________________________________________________________________